“A magia do conhecimento se dá, na troca de experiências por diferenciações de pensamentos. A humildade é sempre bem vinda quando nos deixamos aprender com o outro”. (Raniary Marcelina)

Vivemos atualmente em um mundo conectado e em rede, no qual o compartilhamento de informação e conhecimento se tornou um dos principais pilares da sociedade. Este novo contexto fez com que as empresas passassem a buscar, para composição de suas equipes, profissionais capazes de trabalhar coletivamente e aprender uns com os outros.

Dentro das escolas, a realidade não pode ser diferente. Uma instituição de ensino que pretende obter os melhores resultados precisa de docentes que cultivem aspirações coletivas e compartilhem entre si conhecimento, estratégias de ensino e aprendizagem e as melhores práticas em sala de aula.

Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas de como estimular a troca de experiências entre os professores. Confira.

Como estimular a colaboração e a troca de experiências entre os docentes

Estimular a troca e a colaboração entre a equipe de educadores exige, antes de mais nada, uma mudança de cultura dentro das escolas. A crença de que cada docente deve se responsabilizar única e exclusivamente pela disciplina na qual é especialista não cabe mais no novo contexto social e mercadológico.

Práticas de sucesso, novas metodologias, erros e acertos, precisam ser debatidos de forma aberta e transparente, para que toda a equipe tenha condições de crescer e aprender. Dentro deste cenário, algumas ações práticas podem ser tomadas pela direção e coordenação visando a criação de ambientes favoráveis à troca. Vamos a elas:

Interdisciplinaridade e planejamento conjunto

Uma boa forma de começar a estimular a troca de conhecimento e experiência entre os docentes é a partir da implementação de trabalhos interdisciplinares. As atividades devem sempre ser planejadas em parceria, para que os professores tenham condições de debater as melhores metodologias, correlacionar os saberes de suas disciplinas e compartilhar ideias, dúvidas e dificuldades.

Formação de grupos de estudos

Outro caminho importante para incentivar a troca de ideias é organizar, dentro das escolas, grupo de estudos entre os professores. A prática tem grande potencial ao fazer com que os docentes produzam novos conhecimentos em conjunto, algo que só é possível a partir do compartilhamento de experiências.

Palestras, eventos docentes e espaços de troca nas reuniões pedagógicas

A gestão da escola também pode incluir em seu calendário workshops, treinamentos, palestras e mesas redondas, que visem unir os educadores de forma harmoniosa para aprender em conjunto. Os eventos podem ser conduzidos tanto por profissionais externos quanto pelos próprios docentes, para que eles tenham a possibilidade de compartilhar com a equipe suas práticas de sucesso.

Estes espaços para tematização das didáticas aplicadas em sala de aula também podem ser oferecidos durante as reuniões pedagógicas. O mais importante, no final das contas, é que se criem momentos para que todos os professores tenham condições de saber o que tem sido feito dentro da escola e possam buscar novas ideias nas experiências dos colegas.

Criação e compartilhamento de banco de experiências

Coordenadores e professores podem ainda, se reunir para elaborar uma documentação organizada de boas práticas, a partir da qual a equipe pode ter acesso a referências de planejamento, projetos realizados e formas de avaliação de sucesso que servirão como apoio para melhoria, aprendizado e evolução.

Uso da tecnologia

Se a falta de tempo para encontros entre os docentes ainda é vista como uma barreira para a troca de conhecimento em sua escola, a verdade é que, com a evolução da internet e dos dispositivos móveis, isso não precisa mais ser um problema.

Com o advento de novas tecnologias, diversas novas possibilidades surgiram, tanto para diversificar as fontes de conhecimento quanto para permitir que os educadores mantenham um contato mais próximo e frequente.

Nesta esfera, você pode contar com a equipe ADIRA para te auxiliar. Entre em contato conosco e vamos conversar sobre o assunto!