Cada dia mais os clientes esperam produtos e serviços melhores e mais baratos. Como fazer essa mágica? A Metodologia Lean pode ajudar a sua escola a implementar uma gestão mais enxuta e eficiente.

Organizações em geral, entre elas as escolas, sempre buscam reduzir seus custos e maximizar a oferta de valor ao cliente. Isso nem sempre é possível, mas ao gestor cabe buscar o limite dessa relação, não é mesmo?

Cabe a ele conduzir toda a organização para oferecer o melhor que pode, gastando o estritamente necessário. Em outras palavras, gerenciar com rigor todos os processos e práticas, para se evitar o desperdício. Nesse sentido, um conceito de gestão de projetos, utilizada largamente na indústria, vem ajudando muito os gestores: a metodologia Lean.

O conceito começou a ser utilizado na década de 1980 e atendia pelo nome “Lean Manufacture” (Manufatura Enxuta). Carregava a filosofia de otimizar a produção de veículos da indústria japonesa, como fez a Toyota, logo após a segunda guerra mundial.

O que é a Metodologia Lean

Como o próprio nome diz, “enxuto”, trata-se de um método cuja ideia é utilizar apenas os recursos necessários para a realização de determinada tarefa. Nem mais, nem menos. O segredo é eliminar o desperdício, seja de material, de tempo ou de recursos (entre eles a quantidade de pessoas).

Quando se aplica esse tipo de metodologia no trabalho, a tendência é aumentar a produtividade das equipes e garantir um melhor fluxo na realização das tarefas, sem ruídos na comunicação e outros problemas que impedem um melhor desempenho nos processos.

Atenção Plena

Para que isso seja possível, é importante identificar e eliminar constantemente problemas que atravancam os processos. Além disso, o gestor precisa estar atento a outras questões, como por exemplo:

  • Garantir que o fluxo de trabalho esteja claro para todos, eliminando ruídos na comunicação;
  • Indicar sempre quais demandas e entregas são prioritárias;
  • Fornecer o suporte necessário para que a equipe possa efetuar entregas contínuas e de qualidade.

Usando a Metodologia Lean

Embora tenha iniciado sua utilização na indústria automobilística, atualmente a metodologia já pode ser encontrada em inúmeras empresas dos mais variados segmentos. Para que isso aconteça é importante cumprir algumas etapas. Veja a seguir três princípios que devem ser seguidos segundo Steve Blank, em artigo que publicou na Harvard Business Review.

Enxugue o modelo de negócio com o Canvas

Basicamente, trata-se de utilizar um diagrama que mostra, de forma integrada e visual, todos os aspectos relevantes em uma empresa. Para não desperdiçar tempo e outros recursos, antes mesmo de construir um longo plano estratégico, você deve validar o seu modelo de negócios com a ajuda desta ferramenta.

Teste as hipóteses e possibilidades

Depois de construir o seu Canvas, busque envolver os seus clientes potenciais, de modo que possa colher opiniões e promover ajustes no seu modelo.

Hora do desenvolvimento ágil

Após as etapas anteriores é hora de usar a metodologia enxuta. No desenvolvimento ágil, ao contrário do que acontece nos modelos convencionais, são feitas várias entregas de versões do serviço ao longo do projeto, visando uma maior colaboração com o cliente, priorizando as suas necessidades.

Entregando com qualidade e custo baixo

Como vimos anteriormente, ao eliminar desperdícios a consequência natural é ganhar operações mais enxutas e melhores resultados em termos de qualidade. Não deixe de avaliar a possibilidade de ganhos nos processos, na sua instituição. E nesse ponto, utilizar ferramentas como a ADIRA certamente farão a diferença.